arquivo

26 de novembro de 2014

os meus quadrados

os meus quadrados


antes de mais, tenho que dizer que não é um modelo meu, não fui eu que inventei. fiz algumas pesquisas sobre "mitered squares" e adaptei o modelo à nossa maneira de tricotar.

como fazemos malha com o fio ao pescoço, dá-nos mais jeito tricotar em liga do que em meia. assim, os meus quadrados são feitos em liga e não em meia.

pode-se escolher qualquer número de malhas para começar, desde que seja ímpar. a esse número devemos retirar 3 malhas e é nessas 3 malhas que vamos fazer uma diminuição dupla, da maneira que quisermos.

ou seja, depois de algumas experiências, decidi que queria começar com 61 malhas e 61 - 3 = 58 / 2 = 29

assim:

montar 61 malhas
carreira 1 (avesso): passar a 1ª malha sem fazer, tricotar todas as malhas em liga. todas as carreiras do avesso são feitas deste modo.
carreira 2 (direito): passar a 1ª malha sem fazer, tricotar 28 malhas em liga, passar 1 malha sem fazer, tricotar 2 malhas juntas em liga, passar a malha que tinha passado sem tricotar, por cima das 2 que foram tricotadas juntas (que é como quem diz: slip 1, p2tog, psso), tricotar 29 malhas em liga. Foram diminuídas 2 malhas, ficam 59 malhas na agulha.
Repetir estas 2 carreiras, até ficarem 5 malhas na agulha
carreira 58 (direito): passar a 1ª malha sem fazer, passar 1 malha sem fazer, tricotar 2 malhas juntas em liga, passar a malha que tinha passado sem tricotar, por cima das 2 que foram tricotadas juntas (que é como quem diz: slip 1, p2tog, psso), tricotar 1 malha em liga. Foram diminuídas 2 malhas, ficam 3 malhas na agulha.
carreira 60 (direito): passar 1 malha sem fazer, tricotar 2 malhas juntas em liga, passar a malha que tinha passado sem tricotar, por cima das 2 que foram tricotadas juntas (que é como quem diz: slip 1, p2tog, psso). Foram diminuídas 2 malhas, fica 1 malha na agulha. Finalizar como habitualmente


os meus quadrados

antes de me decidir por este tamanho experimentei com 19 malhas e ficaram uns quadrados com 3 cm, engraçados mas demasiado trabalhosos para o que pretendo. Em seguida experimentei com 41 malhas e fiquei com um quadrado de 6,5 cm. Finalmente o quadrado das 61 malhas tem cerca de 9,5 cm que me pareceu bem.

Os meus quadrados gastam, em média, cerca de 8gr de fio.

Outra coisa, tricotar quadrados vicia! 




3 comentários:

  1. Ficou giríssimo. Pelas instruções fez um triangulo. Como faz o triangulo de cima? obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não fiz um triângulo Vanessa, fiz um quadrado. com as instruções que dei, de diminuiições ao centro, forma logo o quadrado.

      Eliminar
  2. Eu, que faço tudo em meia, faço uma diminuição dupla centrada (central double decrease ou CDD), isto é, não inclina nem para a esquerda (como o Sl1, K2TOG, PSSO) nem para a direita (K3TOG).
    CDD = passar 2 malhas juntas como se fosse para meia, tricotar 1 em meia, passar as 2 mallhas por cima da malha tricotada (Slip 2 as if to knit, k1, psso).

    ResponderEliminar