arquivo

25 de novembro de 2014

manta nova e troca de fios

20141125_151456

depois de muito matutar (bem... nem foi assim tanto), resolvi começar uma (nova) manta de lã (as outras que comecei há anos são em crochet, pelo que acho que tenho desculpa).

não sei quando vou acabar nem que tamanho terá. poderá ser grande para servir de colcha de cama ou mais pequena, para ser manta de sofá; logo se verá!

o que eu queria mesmo era que todos os quadrados fossem diferentes e com fios lindos. é aí que vos lanço o desafio: fazer uma troca de fios. o vosso destino para os fios que trocarmos é livre. não é obrigatório que sejam para fazer uma manta, muito menos igual à minha. podem fazer meias, bonecos, outros modelos de mantas, o que quiserem! podem até não fazer nada com eles e aproveitar apenas para ter um pouco de fios lindos e especiais. tudo vale.

eu vou fazer estes quadrados (amanhã partilho o modelo convosco), mas há muitos outros modelos de que gosto, por exemplo: o mitered crosses blanket, o six'es, o pathways blanket, o beekeeper's quilt (que hei-de fazer um dia). escolhi este modelo por ser relativamente rápido e, claro, por não ter costuras. vou tricotando e juntando logo todos os quadrados, no final está tudo pronto a usar.

e a troca de fios?
para participarem basta inscreverem-se no ravelry aqui neste fórum.

que fios são?
estou a usar apenas sock yarn ou fingering. cerca de 400 metros por cada 100 gramas, um pouco mais ou um pouco menos. o fio das meias faz um efeito muito agradável nestas mantas e é o que eu gostaria de usar. em qualquer cor, com riscas, liso, semi sólido, fiado ou pintado à mão. qualquer coisa desde que seja bonito.
os meus quadrados são: Admiral, Yarn Adventures sock, Juno e Trekking (até agora).

e que quantidade?
cerca de 10 gramas. se não tiverem balança, dá cerca de 40 metros.

como fazer as meadas?
eu faço mesmo uma mini-meada, enrolando o fio numa régua e atando em dois sítios para não se desmanchar, mas podem fazer um novelinho ou enrolar num cartão. qualquer formato desde que seja usável. sempre que possível (às vezes já não sabemos), identifiquem os fios com uma etiqueta, escrevendo a marca e a cor/lote. pode ser que queiramos comprar mais.


20141125_151419

dúvidas?
escrevam no ravelry, é o melhor sítio.

gostava muito que me fizessem companhia e me ajudassem a fazer esta manta. tricotar é bom, mas em conjunto e com troca de fios pode ser muito mais agradável.

de certeza que estou a esquecer-me de qualquer coisa essencial... escrevam no ravelry!
vou ficar ansiosamente a aguardar as vossas respostas.

3 comentários:

  1. Estou a fazer uma manta com esses mesmíssimos quadrados, para um jovem Francisco que chega em Janeiro. Ficam muito giras. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Isso é muitooooo boa ideia para usar os restinhos de lã :) tenho lá uns restinhos que te vão servir lindamente :) (Adivinha as cores :P)

    ResponderEliminar