arquivo

9 de novembro de 2011

horta

horta

Sem sequer reparar, vejo que passou quase um ano desde o primeiro tijolo.

Como disse aqui, sempre gostei de hortas. Não é de estranhar que todos os dias olhe para a minha horta de brincar e faça um sorriso. Acho graça ver crescer as coisas, não páro de me espantar com as alterações quase diárias.

Quem começou a colocar os tijolos fui eu mas, a bem da verdade, quem continuou a obra foi o pai cá de casa.

#2

Fazer o cimento não é mesmo tarefa fácil! Três fiadas de tijolos e muito cimento. Escoamento, tela e impermeabilizante, material drenante, pintura (a parte que todos gostaram) e terra! Um camião cheio de terra que carregámos os dois para dentro do canteiro...

quase a plantar alfaces...

Depois foi atirar-lhe uns pés de bróculos, alfaces, couve coração, couve roxa.



Já mais tarde lhe juntamos alho francês, mais alfaces, cebolas e outra verdura que tenho de esperar que cresça para ver o que é (pois já não me lembro!)

alho francês


Para quem sempre viveu dentro de um apartamento (em alguns, nem uma plantinha podia ter), não sei se dá para imaginar o gozo que dá tudo isto.

alfaces

E vem a chuva e tudo cresce como se fosse o pé de feijão da história de encantar...

bróculos

Agora tenho de aprender a combater as praga. Mosca branca (e o seu ciclo) é a minha maior preocupação.

o ciclo da mosca branca

Conselhos são sempre muito bem vindos.

8 comentários:

  1. Que espetáculo de horta! A minha anda a crescer a olhos vistos também, mas é muito mais pequena que a tua...

    Felizmente não tenho tido pragas, mas sei que algumas eravas aromaticas são boas para as combater. Se souber mais alguma coisa especificamente digo-te!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  2. Passa rápido o tempo não é? A horta está fantástica. Eu também tenho um projecto experimental e vi-me aflita com duas pragas, primeiro o pulgão verde e depois a mosca branca. O pulgão combati com insecticida mas quando apareceu a mosca não quis continuar a encher as coisas com químicos e por isso comprei uns rectangulos de um plástico amarelo, 100% biológico que tem uma feromona e uma cola e onde os machos, só os machos aterram e ficam colados. É claro que não te resolve a praga de um dia para o outro, mas ao eliminar-te os machos limita o ciclo de vida e não vai nada para a terra nem para os vegetais porque as placas são de suspender. Quando as comprei a indicação que vinha no pacote era para a mosca da fruta e fui um bocado a medo, mas resultou muito bem. Vale a pena tentares.

    ResponderEliminar
  3. obrigada.
    Mariana já li algures que a mosca branca tem um ciclo complicado pois vai-se transformando. li também que há quem ponha alcatifa junto à raiz para impedir que esta seja afectada ou também por uns paninhos amarelos junto das plantas, pois parece que a mosca é atraida pelo amarelo. não sei. comecei por usar um controlador de pragas biológico, mas acabamos por comprar um quimico, pois o natural não estava a resultar. não queria abusar mas preciso de uma alternativa eficiente. onde compraste esses tais plásticos?

    ResponderEliminar
  4. :) Parabéns Rosário, a horta está fantástica!

    Infelizmente, aqui as pragas combatem-se com quimicos em quantidades perfeitamente absurdas. Nós somos vistos complacentemente como dois maluquinhos que não põem nada para matar bichos na horta... :/ (e ás vezes vão lá ás escondidas pôr qualquer coisinha p ajudar...) :D

    Bj e boas saladas, q essas alfaces estão com um aspeto... nham!

    ResponderEliminar
  5. Rosário,
    Parabéns pela sua horta! Infelizmente não posso sair da cidade por motivos de trabalho.
    Eu nunca tive ninguém que me ensinasse a fazer malha. Descobri o seu blog e fiquei logo interessada. Onde é que posso aprender a fazer algo de simples (para me iniciar nestas lides, claro!) como um cachecol, tão necessário agora para o frio? Será que me poderia indicar algum site?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  6. UmaMaria para workshops de iniciação ao tricot em Lisboa, veja aqui http://dotquilts.com/index.php?route=product/category&path=74 ou aqui http://retrosaria.rosapomar.com/collections/workshops

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela sua horta. Tb kero fazer uma no terraço k é em cimento. mas pelo k vi e´preciso tela, para ke?
    Será k podia explicar-me?

    Obrigada

    ResponderEliminar