arquivo

31 de julho de 2009

Triangulos isósceles em patchwork

Desde que comprei estes paninhos que os imaginei em forma de triangulos... mas não uns triangulos quaisquer! Não daqueles que se fazem de quadrados; estes teriam de ser especiais porque adoro os tecidos.
Quero que sejam isósceles mas isso não é tarefa fácil, pelo menos para mim. Já perdi a conta às vezes que os cosi e descosi. Não consigo que batam certo, tem por certo um preceito que desconheço.

Ou encontro um tutorial on-line que me ajude ou terei de os imaginar numa outra qualquer forma geométrica!
Valha-me o mimo de uma amiga. Obrigada Ana :)

4 comentários:

  1. gosto dos teus paninhos r! coragem!
    tb tive 1 mimo como o teu ! thanks a! ;))

    ResponderEliminar
  2. :)
    mas todas ganharam mimos da Ana?

    ai, triangulos isosceles:(

    ResponderEliminar
  3. Sim senhora! Arranjaste aí um berbicacho. Olha vou mandar um bitaite e logo vês se ajuda. Já tentaste coser os triangulos em blocos em vez de coseres um a um? Se tentares fazer trapézios de 3 triangulos e os coseres primeiro lado a lado e depois na fila de baixo os coseres pelas bases maiores? Não sei se me estou a fazer entender mas talvez resulte se fizeres como se fossem falsos hexágonos montandos em linhas em vez de ser um a um. Se cada meio hexágono for feito de 3 triangulos talvez consigas fazer com que os blocos assim formados batam certo!

    ResponderEliminar
  4. tenho mesmo de aprender a fazer isto :)

    adoro patchwork e era para ter aprendido com a minha mãe, mas vou ter mesmo de arranjar tempo para aprender :)

    quanto à forma dos triângulos

    cortando triângulos equiláteros [vê aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hex%C3%A1gono] podias construir hexágonos que se encaixavam uns nos outros. (é basicamente o que a mãe da mafaldinha sugeriu)

    os triângulos que estás a cortar não me parecem isósceles (o triângulo isósceles têm pelo menos dois dos lados iguais) e talvez o teu problema esteja aí. Se o teu objectivo for construir rectângulos com pares de triângulos, então sugiro-te que cortes os tecidos em rectângulos com medidas iguais dois a dois e depois os cortes pela diagonal.

    Percebo mais de matemática do que de patchwork mas espero que possa ter sido útil :p

    ResponderEliminar