arquivo

29 de maio de 2009

dúvidas existenciais

:( O meu primeiro quilt está a dar-me muitos trabalhos. Trabalhos previsíveis para quem não programou padrões nem dimensões nem, muito menos, as quantidades necessárias de tecido!
Depois de juntar muitos quadradinhos em 9-patches e de os unir com a técnica do sashing, chego à conclusão de que me falta um bom bocado para tapar a área pretendida: a cama da filha.
Constatado o facto, dedico-me à sua resolução, voltando às verdadeiras origens das mantas de retalhos - cortar e coser todos os bocadinhos disponíveis. Tudo aproveitado, consigo arranjar-lhe um remendo à medida...
Posto na cama não sei se gosto do resultado. Começo a duvidar de tudo. Duvido do remendo e da cor do sashing. Na volta encomendo mais uns paninhos e refaço o sashing em turquesa... O que acham? Agradeço opiniões!

16 comentários:

  1. Olá Rosário,
    Gosto da cor, mas não sei se punha o sashing em turquesa, acho que vai deixar morrer o padrão. Não gosto do remendo. Aqui fica a minha opinião. De qualquer maneira acho que o padrão está lindissimo. Parabéns.
    Beijinhos
    Manuela Branco

    ResponderEliminar
  2. visto daqui acho que está mt bonito, Rosário. Turquesa não, assim está melhor. Os remendos não me incomodam nada, acho que é essa a essência das mantas, o conseguir ser criativo com o pouco que se tem. Pelo menos, para mim.
    E é assim mesmo, nem sempre conseguimos chegar lá! E assim vamos fazendo mais e mais, aprendendo e encontrando o nosso estilo próprio.
    Sabes lá a trabalheira que estou a ter com a manta das frutas! (depois mostro)

    Um abraço e um óptimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá R! Sou eu (a Fernanda Gomes - owl_mania!!!!) A minha opinião é a seguinte: Gosto do remendo mas sugiro refazer o remendo, colocando turquesa onde está branco. Penso que vai sobressair e ficar óptimo!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Virgínia. Concordo contigo, mas com uma condição: é preciso gostar do resultado, não é? Faço ideia, tu disseste que era muito fácil mas eu fiquei a pensar... (sobre a tua manta das frutas). bom fim de semana tb! vai estar solinho!
    Maria Fernanda (agora já sei quem tu és) acho uma boa sugestão! o problema é que estou a achar tudo muito branquinho! ainda por cima a cama da miúda tb é branca. vou amadurecer as minhas ideias e os vossos comentários e logo se vê. :)
    muito obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá Rosário!
    Isto é sempre muito complicado especialmente quando se tem uma ideia daquilo que queremos como resultado final e nos surgem estes imprevistos.
    Ao olhar para a foto pensei que talvez tentando virar a orientação dos rectangulos do retalho. É que os 9-patch, apesar de quadrados, dão uma sensação comprimento porque o trabalho é rectangular. Talvez pondo os rectangulos do retalho ao alto se consiga diminuir a quebra entre as duas partes. Quanto à cor acho que se o retalho ficar com outra cor parece menos um tetalho e mais uma ideia pré concebida. Mas isto só se vê com o pano na mão. Já dizia a minha avó: É com o pano na mão que se talha a obra!

    ResponderEliminar
  6. também concordo Mariana! acho que vou dar muito uso ao descosedor de costuras... ;) obrigada pela perspectiva.

    ResponderEliminar
  7. Olá rosário,

    (daqui ana barra, tudo bem!!!)...
    gosto imenso do quilt... acho lindo, quanto ao retalho... acho que para diminuir essa sugestão de restalho podes sempre dividir a quantidade que falta pelo retalho... ou seja... ficas com a manta simétrica (com um pedacinho de retalho na cabeça e outro nos pés...) ... acho que ficará mais harmonioso... e que te dará menos trabalho...
    beijinhos!!!
    @n@

    ResponderEliminar
  8. tudo bem! gostei da parte do "menos trabalho" ;) é uma hipótese sim.
    bjs!

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto de como está a ficar, mas se quiseres alterar, eu gostei da ideia da Ana Barra, de dividires em cima e em baixo, para que o motivo principal fique centrado.
    Achei esta ideia gira - http://quiltville.com/9patchsplit.shtml
    Podias fazer algo do género em cima e em baixo (como numa das imagens do trabalho intermédio mostra) e já não ficavas com tanto branco.
    Se quiseres mais inspiração diz!
    ***
    Batixa

    ResponderEliminar
  10. pois eu retirava o que puseste a mais e fazia simplesmente uma pequena manta para a tua filha... podes colocar aos pés da cama ou pendurar na parede... e fazes outra, depois:D

    ResponderEliminar
  11. para pequena é grande e para grande ficou pequena ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá

    Eu sugeria a ideia da Ana Barra, em conjunto com a ideia da Fernanda.

    Acho que ficava melhor se os bocadinhos mais pequenos tivesse o sashing em turquesa e depois punhas uma partena "cabeça" e outra nos "pés" e depois podias terminar o debrum com turquesa e ligavas os dois elementos...

    Mas acho que tu é que tens de gostar A SÉRIO e se estás disposta a encomendar mais tecido para fazeres tudo igual...
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Eu gosto do sashing em branco e também acho que os remendos ficariam melhores divididos em dois. Outra alternativa poderia ser utiizar os 9-patch da quarta barra para alongar o quilt e depois por barras aos lados, feitas com os remendos ou alguma cor (por exemplo, turquesa?)

    ResponderEliminar
  14. que surpresa quando aqui cheguei, a estas belas horas! lindo, Rosário! tem-lhe dado a valer! eu não percebo é esses nomes todos, mas gosto muito da coberta como está, talvez deixasse esta "ponta" diferente para a cabeceira. ou então, ficava uma coberta sem "cobrir" a cama toda (sem o pedaço diferente). é tão complicado quando a "coisa" não acontece como queremos! apetece mesmo é desmanchar e refazer!
    gostei do dito sábio da avó da Mariana: ela sabia!
    Mas tem aqui tantas opinões e tão entendidas!
    mas faça o que fizer, o seu rabalho está muito bonito!

    ResponderEliminar
  15. Ana, os nomes estou a escrevê-los aqui exactamente para não me esquecer! se calhar estou para aqui a dar ares de que percebo muito da coisa... não é nada disso; (he he) foi o que aprendemos nos workshops!

    ResponderEliminar