arquivo

20 de novembro de 2012

agulhas, fios e fios fiados à mão

amostras

muitas vezes me perguntam que agulhas usar para os fios que faço. a minha resposta é sempre hesitante e pouco convicta.

acho que esta é uma pergunta que não tem uma resposta certa.

no entanto, creio ser pacífico afirmar que a espessura da agulha a usar depende:

- da peça que vamos tricotar: um xaile rendado é por norma tricotado com um fio fininho e uma agulha mais grossa do que era suposto, enquanto que um par de meias se deve fazer com umas agulhas mais finas do que o fio sugere;
- do nosso modo de tricotar: se temos a malha apertada precisamos de uma agulha maior mas, se pelo contrário, temos a malha larga, precisamos de uma agulha mais fina
- do efeito que pretendemos: se queremos tecer um tecido mais rigido e resistente ou um mais arejado e maleável.

o ideal mesmo, é pegar no fio que vamos usar e fazer amostras, experimentando um ou dois numeros de agulhas e ver qual o resultado que mais se aproxima daquilo que pretendemos.

CIMG8504

se o que acabei de dizer é verdade para os fios fiados industrialmente, é ainda mais verdade para os fios que são fiados à mão.

um fio artesanal é um fio único, irrepetível e com muita personalidade. tem irregularidades e inconsistências que um fio industrial não tem, pelo que se torna ainda mais dificil para mim aconselhar um número de agulhas.

qualquer tricotadeira experiente olha para um fio e sabe imediatamente qual o número de agulhas que vai começar por experimentar, mas mesmo uma pessoa com muita experiência pode ter de ajustar o tamanho da agulha depois de tricotar uma amostra.

eu guio-me sempre pela metragem, ou seja, por quantos metros têm 100gramas de fio e tenho uma tabela (mental) semelhante a esta:

nome
metragem (aprox.)
nº agulhas
gossamer
2600 metros
1.5mm - 2.25mm
cobweb
1500 metros
1.5mm - 2.25mm
lace
800 metros
1.5mm - 2.25mm
fingering
480 metros
2.25mm - 3mm
sock
400 metros
2.25mm -3.25mm
sport
350 metros
3.25mm - 3.5mm
dk
250 metros
3.75mm - 4.5mm
worsted, aran
200 metros
4.5mm - 5.5mm
chunky
100 metros
8mm
super chunky
até 100 metros
9mm ou mais


esta tabela serve-me como ponto de partida, depois é mesmo experimentar e fazer uma amostra.

1 comentário:

  1. Passei por esta experiência quando recebi a minha LINDA meada e concordo que é algo muito pessoal. Inclusivamente em fios industriais raramente sigo as instruções directo. Prefiro fazer uma amostra consoante o tipo de trabalho que quero fazer.

    ResponderEliminar