arquivo

20 de setembro de 2010

Enrola-novelos

aqui escrevi que nos últimos anos tenho aprendido muito sobre tricot, aqui mesmo, na internet.
Para mim, o tricot foi sempre uma actividade solitária. Com a internet comecei a ver outras maneiras, muitas delas muito mais simples, de fazer a mesma coisa.
Comecei também a ver que existe um mundo de acessórios que, confesso, tive alguma dificuldade em aceitar. Pareciam-me demasiados apetrechos, criados apenas para vender.
Agora, dou a mão à palmatória: muitas dessas coisas ajudam e simplificam de facto o trabalho de fazer malha.
Uma dela é o enrola-novelos. Objecto que me habituei a ver nas montras das lojas da baixa de Lisboa e que me despertou sempre muita curiosidade. No Natal passado tive a sorte de receber um como prenda.
De inicio foi a febre de enrolar as minhas lãs, organizá-las por cores e texturas. Mas, o enrola-novelos não serve apenas para termos os novelos todos uniformes (que só por si já é uma enorme vantagem em termos de arrumação e organização!). A grande vantagem de dobarmos os fios com este aparelho é a sua posterior utilização.
Com este novelo posso facilmente utilizar as duas pontas, o que é muito vantajoso e evita cortes desnecessários de fio.

Na parte da frente deste colete, por exemplo, posso tricotar ambos os lados de um decote e só cortar o fio no final, quando já sei que não vou precisar de mais lã.


Claro que também podemos enrolar um novelo deste modo sem ter o aparelho.

Assim me ensinou a Tita:

1. dobrar um rolo de papel higiénico:


2. passar o fio:
3. enrolar em angulos de 45º :


4. retirar o rolo de papel:


A única diferença de enrolarmos assim a lã é que este novelo fica redondo e o do enrola-novelos não, não rebolando por isso enquanto se trabalha.

1 comentário:

  1. Também tenho um e é realmente fantástico de usar. O meu veio com a máquina de tricot que comprei em segunda mão e tem dado muito jeito para dobar as meadas que ainda vou comprando. Infelizmente o meu jeito e a minha dedicação ao tricot não se comparam às tuas!

    ResponderEliminar