arquivo

28 de abril de 2010

“Os bolores vivem principalmente em lugares húmidos e escuros”

Para dizer a verdade não sei o que é pior. De todas as pragas que já tive, não sei qual escolher. Baratas, pulgas, formigas de asa (não nesta, mas noutras casas) e agora bolor!
Bom pelo menos não tem patas nem asas, tenho por isso a certeza de que não vai a lugar algum a não ser que eu o tire de lá!
A culpa é daquela névoa omnipresente, estão a ver? Ali mesmo por cima. Anuncia o mar aqui tão perto. Disso e das primeiras rachas e brechas a aparecer que o construtor teima em não vir reparar... A chuva deste Inverno não perdoou e estou em Dia 2 de combate a este fungo! Sugestões, produtos maravilha, mão-de-obra voluntária, curas, rezas e outras práticas serão muito bem vindas!
é mesmo! é bolor! casaquinho guardado na cave...

12 comentários:

  1. Olá!
    Eu não moro perto da praia e tenho o mesmo problema na minha casa. Fomos para lá morar em Setembro e neste momento toda a roupa está cheia de humidade (além do cheiro, tem enormes manchas brancas).
    Pelo que tenho lido na net, uma taça de sal dentro do roupeiro absorve a humidade. Giz também. Ou então aqueles desumificadores sem ser eléctricos...
    A humidade das paredes sai com uma mistura de água e vinagre. Procura as medidadas porque já não me lembro se é metade água metade vinagre ou 2 de vinagres e uma de água...
    Espero ter ajudado :(
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. ahahaah!!! só tu!!...
    mas existem mesmo formigas de asas??? pensei que era uma expressão que a minha mãe usava para "meter medo" ao T!!!

    ResponderEliminar
  3. Bem, tenho a informar-te que o problema foi deste Inverno. Nunca tive humidade em casa e este ano um dos meus casacos ficou com bolor na manga! Ontem fui tirar os sapatos de verão e arrumar os de inverno e uns de camurça do Luis estavam cheios de bolor, nunca tal me tinha acontecido!
    Quanto à humidade, eu compro daquelas desumificadores "manuais", que são uma caixa e depois colocas o saco do desumificante em cima. Só este ano percebi que são bons, pois o roupeiro do Fábio que é o pior da casa e por isso tem esse desumificador não apanhou bolor. Gastas é um pouco nos sacos...

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  4. Os vizinhos que constroem muros gigantescos e te deixam sema luz do sol! Isso é horrível! Transforma nossa casa numa casa fria e embolorada!

    ResponderEliminar
  5. We Have this same problem at Our Place at the beach. We Have to clean everything and then spray with Lysol. Lysol kills the bacteria and Will keep it from coming back. Also we use a product called Damp Rid. We sit about the house it and it absorbs the moisture in the air and Keeps things from getting mildew. I do not know if You Have this product in Portugal. I think what Sofia Said about salt and or chalk Will help too.

    ResponderEliminar
  6. :( Ai Rosário...

    Muito complicado. Infelizmente não temos sugestões. O melhor é perguntar ao Google :)

    Bj e boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Para as paredes: lixívia dentro de um borrifador e toca a espirrar as paredes; depois é só passar com um pano húmido limpo e mais tarde com um outro seco.
    Nos móveis: uma mistura de água raz com uma outra coisa qualquer terminada em "ina"(parafina, terebentina, benzina...) e que agora não me recordo
    Na roupa: um pano seco e deixar ao ar.

    Aconselho janelas abertas nestas "operações de resgate da normalidade", pois o cheiro...

    ResponderEliminar
  8. Não me digas nada passei a manhã e toda a tarde a limpar bolor!!!!! É o primeiro ano que vivemos nesta casa que fica junto à serra, antes morava frente ao mar (Caparica) e nunca tinha visto bolor nas malas, sapatos e roupas!!!! É horrível e o cheiro... Lixívia em spray para desinfectar e acabar com o odor.

    ResponderEliminar
  9. Há muito tempo que sigo o teu blog, mas vou ficando caladinha. Também tenho o problema do bolor desde que me mudei para uma casa isolada. Já tentei de tudo: o sal, o giz, blocos de carvão vegetal, e até areia perfumada para gatos em caixas no fundo dos roupeiros. E os desumificadores manuais. Ajuda mas não resolve. Os desumificadores eléctricos já dão outro resultado. Eu ligo-os durante a noite, aproveitando a tarifa bi-horária. Para o bolor já instalado nos casacos de cabedal, sapatos e carteiras, uso amoníaco (experimento primeiro numa zona não visível)e depois deixo ao sol (convém aplicar o amoníaco numa zona bem arejada). O Lidl, de vez em quando, também tem um spray específico para bolores, que costumo usar nas casas de banho. Nos móveis ponho terebentina. Se descobrires alguma solução-maravilha publica no blog!

    ResponderEliminar
  10. Eu também moro perto do mar e... Mesmo ao lado da Ria de Aveiro e estou com o mesmo problema... Temos dois desumidificadores eléctricos constantemente a funcionar pois não temos grande alternativa e mesmo assim não elimina o problema por completo!...
    Eu não tenho nenhuma sugestão mas... Vou aproveitar algumas dicas aqui deixadas... Agradeço desde já as dicas que deram!... Obrigada!

    Beijinhos ;P

    ResponderEliminar
  11. Sofia: deve ser mais água do que vinagre (acho). obrigada
    comadre: claro que existe... só não estou a ver como pode assustar o T, são um pouco maiores do que as tradicionais mas nada de assustador... e além disso voam baixinho ;)
    Cathy: I never seen these products on sale here in Portugal but they must be very good!
    mana Margarida: essa mistura tem ar de que resulta mesmo! vê lá se descobres qual a ina em questão... isso deve matar o bicho definitivamente
    Paula F: vou ver no lidl sim. orbigada por quebrares o silêncio ;)
    obrigada a todas pela ajuda! como viram pelo casaco o caso é mesmo sério. o cheiro é horrível e parece que não lavo a roupa :( para além de que estas limpezas são uma chatice...

    ResponderEliminar
  12. Pacotinhos de arroz costuma ajudar,porque o arroz absorve a humidade, arejar os móveis ao Sol, distribui saquinhos de alfazema, ajuda a amenizar os odores. Bjs e boa sorte

    ResponderEliminar