21 de junho de 2012

no phones

na escola dos meus dois filhos mais novos não há telefone.
é uma EB1 JI - para quem não sabe, significa 1º ciclo do ensino básico e jardim de infância -, daquelas muito simples, com uma sala para cada ano. é uma escola simpática, e apesar de ter dois contentores (um dos quais é a sala da miúda do meio) consegue ter um ar bonito e agradável. isto porque nós, pais, nos juntámos, batemos a muitas portas, fizemos muitas festas e arranjámos uns trocos para lhe dar um ar mais lavado e fresco. tudo bem. já percebi (porque essa não era a minha anterior opinião) que temos de agir e arregaçar as mangas.
este ano, creio que no mês passado, a Junta de Freguesia comunicou que iria retirar o telefone fixo e substitui-lo por um telemóvel. a ideia era baixar os custos com as comunicações. não achei a medida particularmente inteligente, mas não faço ideia dos planos tarifários que uma junta possa ter, nem tão pouco tenho acesso à conta telefónica. tudo bem. desde que se mantenham as comunicações, tudo bem.
afinal, mesmo numa escola pequena como esta (com pouco mais de 100 alunos), há sempre crianças que adoecem ou batem com a cabeça; há os almoços que vêm de fora e têm de ser encomendados de véspera e concerteza muitas outras coisas de gestão diária que eu desconheço. é uma escola, com professores, funcionários e alunos e, afinal de contas, estamos no séc XXI (estamos?)
hoje no entanto, o meu filho mais novo ficou com febre. quem me ligou foi a auxiliar, do seu telemóvel. "era para avisar que o Miguel está com febre. desculpe ligar-lhe do meu telemóvel, mas o da escola não tem saldo." não tem saldo?
parece que há duas semanas que o telemóvel da escola não tem saldo. as funcionárias, professoras e educadora fazem os telefonemas dos seus próprios telemóveis e combinam as refeições por sms.
...
Srª Presidente da Junta de Freguesia não haverá na junta nenhum funcionário capaz de fazer uma boa gestão das comunicações? não digo que não seja preciso reduzir despesas, todos o sabemos, mas deixar uma escola sem comunicações? claro que não é apenas uma escola, mas todas as que estão sob a gestão da Junta.

Sem comentários:

Enviar um comentário