arquivo

9 de março de 2012

campanhas pecisam-se

lembram-se daquela campanha publicitária que ensinava a população a lavar e desinfectar as frutas e legumes?
e das campanhas de vacinação? davam na RTP quando eu era criança.
pois parece que deram resultado; as pessoas mudaram de facto os seus hábitos de higiene e saúde e os resultados estatísticos colocam-nos hoje em dia em posições muito mais civilizadas nos rankings mundiais.

hoje, vi este video no blog 2 Dedos de Conversa - dos blogs sem fotografias, um dos meus dois preferidos. a autora do blog achou que os seus leitores poderiam gostar. eu gostei. gostei e achei que os meus sobrinhos e os meus filhos deveriam ver.



ouço dizer muitas vezes que as crianças aprendem estas matérias mais depressa do que nós adultos; apreendem rapidamente a reciclar e compreendem melhor como funciona esta coisa da gestão dos recursos naturais no nosso planeta. mas, olhando à volta, vejo que não é isso que acontece. e porquê?

vejo que com as gerações mais novas tudo se passa com maior rapidez: os computadores, impressoras, telemóveis, aparelhos de som e imagem, auscultadores, consolas de jogos e toda a restante parafernália electrónica é substituida a uma velocidade estonteante.
quantos miúdos não têm um telemóvel mais recente e superior ao dos pais?

ok sobrinho, não estou a criticar. entendo que uses muito mais coisas no teu telefone do que eu no meu; afinal eu só o uso para telefonar mesmo.

a questão não é castigar nem retirar privilégios, a questão é ensinar, educar, alertar. mostrar para onde vai todo o lixo. mostrar o que isso faz ao mundo onde todos vivemos.
eu acredito que a maioria das pessoas poderia mudar bastante se fosse alertada para o fazer.

1 comentário:

  1. Obrigada pela referência tão simpática!

    Ao olhar para estas lãs, lembrei-me de quando os meus filhos eram pequeninos e eu fazia bonecas para eles: anjos, bruxinhas, duendes, meninas...
    Belos tempos!
    Em Portugal já se faz esse tipo de trabalhos manuais?
    Por exemplo: http://1.bp.blogspot.com/-B0IUhfSHVTs/TwsFClhli3I/AAAAAAAAA5Q/Gp2OZ9W1H7I/s1600/26160_404695272805_722967805_5030987_1495223_n.jpg

    ResponderEliminar