
Sem sequer reparar, vejo que passou quase um ano desde o primeiro tijolo.
Como disse aqui, sempre gostei de hortas. Não é de estranhar que todos os dias olhe para a minha horta de brincar e faça um sorriso. Acho graça ver crescer as coisas, não páro de me espantar com as alterações quase diárias.
Quem começou a colocar os tijolos fui eu mas, a bem da verdade, quem continuou a obra foi o pai cá de casa.

Fazer o cimento não é mesmo tarefa fácil! Três fiadas de tijolos e muito cimento. Escoamento, tela e impermeabilizante, material drenante, pintura (a parte que todos gostaram) e terra! Um camião cheio de terra que carregámos os dois para dentro do canteiro...

Depois foi atirar-lhe uns pés de bróculos, alfaces, couve coração, couve roxa.

Já mais tarde lhe juntamos alho francês, mais alfaces, cebolas e outra verdura que tenho de esperar que cresça para ver o que é (pois já não me lembro!)

Para quem sempre viveu dentro de um apartamento (em alguns, nem uma plantinha podia ter), não sei se dá para imaginar o gozo que dá tudo isto.

E vem a chuva e tudo cresce como se fosse o pé de feijão da história de encantar...

Agora tenho de aprender a combater as praga. Mosca branca (e o seu ciclo) é a minha maior preocupação.

Conselhos são sempre muito bem vindos.
Que espetáculo de horta! A minha anda a crescer a olhos vistos também, mas é muito mais pequena que a tua...
ResponderEliminarFelizmente não tenho tido pragas, mas sei que algumas eravas aromaticas são boas para as combater. Se souber mais alguma coisa especificamente digo-te!
Bjs
Mónica
Que horta tão bonita!
ResponderEliminarPassa rápido o tempo não é? A horta está fantástica. Eu também tenho um projecto experimental e vi-me aflita com duas pragas, primeiro o pulgão verde e depois a mosca branca. O pulgão combati com insecticida mas quando apareceu a mosca não quis continuar a encher as coisas com químicos e por isso comprei uns rectangulos de um plástico amarelo, 100% biológico que tem uma feromona e uma cola e onde os machos, só os machos aterram e ficam colados. É claro que não te resolve a praga de um dia para o outro, mas ao eliminar-te os machos limita o ciclo de vida e não vai nada para a terra nem para os vegetais porque as placas são de suspender. Quando as comprei a indicação que vinha no pacote era para a mosca da fruta e fui um bocado a medo, mas resultou muito bem. Vale a pena tentares.
ResponderEliminarobrigada.
ResponderEliminarMariana já li algures que a mosca branca tem um ciclo complicado pois vai-se transformando. li também que há quem ponha alcatifa junto à raiz para impedir que esta seja afectada ou também por uns paninhos amarelos junto das plantas, pois parece que a mosca é atraida pelo amarelo. não sei. comecei por usar um controlador de pragas biológico, mas acabamos por comprar um quimico, pois o natural não estava a resultar. não queria abusar mas preciso de uma alternativa eficiente. onde compraste esses tais plásticos?
:) Parabéns Rosário, a horta está fantástica!
ResponderEliminarInfelizmente, aqui as pragas combatem-se com quimicos em quantidades perfeitamente absurdas. Nós somos vistos complacentemente como dois maluquinhos que não põem nada para matar bichos na horta... :/ (e ás vezes vão lá ás escondidas pôr qualquer coisinha p ajudar...) :D
Bj e boas saladas, q essas alfaces estão com um aspeto... nham!
Rosário,
ResponderEliminarParabéns pela sua horta! Infelizmente não posso sair da cidade por motivos de trabalho.
Eu nunca tive ninguém que me ensinasse a fazer malha. Descobri o seu blog e fiquei logo interessada. Onde é que posso aprender a fazer algo de simples (para me iniciar nestas lides, claro!) como um cachecol, tão necessário agora para o frio? Será que me poderia indicar algum site?
Muito obrigada
UmaMaria para workshops de iniciação ao tricot em Lisboa, veja aqui http://dotquilts.com/index.php?route=product/category&path=74 ou aqui http://retrosaria.rosapomar.com/collections/workshops
ResponderEliminarParabéns pela sua horta. Tb kero fazer uma no terraço k é em cimento. mas pelo k vi e´preciso tela, para ke?
ResponderEliminarSerá k podia explicar-me?
Obrigada