21 de maio de 2010

Aniversário

Faltam-me alguns dados para poder calcular quais as probalidades de isto acontecer...

Depois de alguns meses em lista de espera e em 365 dias do ano, qual o dia que o Serviço Nacional de Saúde escolhe para marcar a minha tão esperada cirurgia?

Pois é... precisamente o dia em que faço 40 anos!

Agora rápido, vou tratar de algumas coisas pois o aviso foi mesmo nas vésperas.

Resta-me encarar a situação de modo positivo: entrarei nos "entas" mais leve e sem esta bomba relógio que me acompanha... nada de grave, apenas uma peça que aparentemente não está aqui a fazer nada!

E... PARABÉNS SOBRINHA!

20 de maio de 2010

A roda!

E depois de tanta lã era preciso mesmo uma roda para fiar!








Chegou esta semana, toda desmontada. Foi preciso juntar todas as peças, compreender como funcionam, admirá-la e dar muitas muitas voltas nos pedais até começar a ver sair um fio fiado por mim.



É ainda muito irregular e cheio de tensões.

Aprender a fiar não é fácil, é preciso sentir o sítio certo, aquele onde todos os elementos se juntam e entrelaçam para fazer um fio.
Ainda não sei como... mas fiar fará certamente parte da minha vida. Tenho tanto para aprender!

Entretanto deixo a informação. No próximo dia 19 de Junho será o World Wide Knit in Public, as Tricotadeiras do Porto já se organizaram e está tudo anunciado (clicar em cima da figura para mais informação).

E no dia 18 de Setembro será o Worldwide Spin in Public Day. Até à data - e que eu tenha conhecimento - não tem ainda nada previsto para o nosso país. Talvez esta aspirante a fiandeira o possa vir a fazer, assim apareçam interessados!

19 de maio de 2010

Das tosquias

Sei que tenho alguns posts em atraso e sinto-me em dívida com algumas pessoas... especialmente com a Mónica. Peço desculpa, pois fiquei a meio de um desafio e não respondi ainda a este simpático mimo.








Não estou esquecida nem ignorei o carinho, apenas não estou a conseguir chegar a todos os cantinhos que queria... portanto vou aos pouquinhos.



Bem mais tarde do que era hábito começaram finalmente a tosquiar as ovelhas. Eu e a minha amiga Rosário começamos então a tratar da lã.


Como somos absolutamente inexperientes nestas lides estamos a fazer aos poucos. Há de facto muita informação na internet mas, como é costume, nenhuma em português de Portugal - ou seja - nenhuma adaptada aos nossos mémés. Por isso, temos de ír experimentando como se faz. Se alguém tiver experiência em lavagem, secagem e cardação de lã eu agradeço instruções. Toda a ajuda é preciosa.
tal e qual foi tosquiada


em pormenor
a secar
a ser cardada e quase pronta a fiar...



O próximo desafio vai ser mesmo fiar e transformar o pelo da ovelha num fio único e feito por mim. Espero conseguir.

8 de maio de 2010

Começaram as tosquias

Não que o tempo esteja já muito quente, hoje então até chove. No entanto, começaram as tosquias aqui na região.
A esta infelizmente eu não pude ír, mas a minha amiga foi e aqui estão algumas das suas imagens. Para ver mais aqui.