1 de julho de 2016

tour de fleece 2016

Começa amanhã a Tour de Fleece 2016. Como imediatamente deduzimos pelo nome, é um acontecimento que decorre em simultâneo com a Volta a França em Bicicleta e cujo objectivo é rodar a roda o mais possível.

Este ano será entre os dias 2 e 24 de Julho. Não há uma organização formal do evento, ele acontece de forma espontânea um pouco por todo o mundo e há imensas equipas a que nos podemos juntar. É só procurar no Ravelry e as possibilidades são mais que muitas.

Este ano vou entrar no desafio pela primeira vez. Não é mesmo a minha melhor altura do ano para o fazer (verão, calor, férias dos miúdos), não será de certeza a mais produtiva, mas vou dedicar especial atenção à minha roda durante este período e, mais importante ainda, vou documentar a minha tour de fleece aqui no blogue.

A Isa e a Raquel vão também participar na tour de fleece, e fazem parte de equipas internacionais! Pena estarmos tao longe umas das outras mas muito bom já ter companhia portuguesa para fiar. Boas pedaladas a ambas!

Eu vou participar de um modo mesmo informal e como tal vou continuar trabalhos que já tenho começados. Assim,

1ª etapa: continuar a fiar este lote que cardei. É bfl, merino muito fino e corriedale que juntei precisamente para dar mais resistência a este fio. São 400 gramas de fibra e espero conseguir uma espessura fingering.


dos 400 gramas totais, 170 são azuis, verdes e rosa em merino, 60 gramas de corriedale branco e o resto em blue faced leicester. Dividi tudo o melhor possível em 8 porções e cardei na carda de tambor, para ter 4 meadas o mais idênticas possível.


depois de cardada a fibra, separei em tiras e fiz o chamado pre drafting para conseguir fiar mais rapidamente, sem lhe dar excessiva torção, para conseguir um fio macio mas resistente e que não faça muito borboto (estes merinos muito finos são lindos mas muito dados a fazer borbotos).

Até hoje tenho cerca de 190 gramas de singles nestas 4 bobines. Falta fiar o resto e fazer o plying (juntar os fios).


Voltarei a dar notícias aqui no blogue quando esta etapa estiver concluída. Entretanto, vou mostrando actualizações no Instagram e criei tambem um tópico no ravelry, para quem quiser fazer-nos companhia a fiar ou simplesmente ver os nossos progressos.

#tdf2016