19 de janeiro de 2011

bolas feltradas

#4
E já estão prontas!

A Filomena da Yarn Adventures ensinou-me a fazer estas bolinhas. São muito engraçadas e úteis.

#1

Enrolar um novelinho de lã (convém que seja 100% lã) e dar-lhe a forma e o tamanho que queremos.

#2

Depois, enfiar numa meia de nylon e dar um nó após cada bolinha.

#3

Lavar na máquina da roupa e secar no secador. Repetir estas duas últimas operações as vezes que forem necessárias para a feltragem. Apesar de ter usado 100% lã, confesso que as minhas bolinhas demoraram um pouco a feltrar... se fosse a minha camisola de estimação a levar o mesmo tratamento, de certeza teria sido mais rápido!

Às bolinhas mais pequeninas, juntei depois umas gotinhas do meu óleo essencial preferido e vão agora servir de repelente de insectos às minhas lãs.

#5

A bolinha grande vou po-la sempre no secador da roupa pois parece que diminui o tempo de secagem. Vou experimentar. Também lhe posso pÔr o mesmo óleo essencial, que substitui assim o uso do amaciador.

5 comentários:

  1. Bem, eu a feltragem não faço na máquina da roupa, pois demora mesmo muito mais tempo. O que faço é que ponho uma panela ao lume com água, deixo ferver bem e coloco lá dentro o que quero feltrar, depois deixo ferver mais uns minutos +-2. Desligo e deixo arrefecer, fica logo feltrada! Depois é só deixar secar ao natural!
    Fiquei curiosa com uma coisa, o óleo que colocas é anti-traça? É uma optima ideia!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  2. sim. o óleo essencial de eucalipto e o de lavanda afastam os bicharocos e dão cheirinho bom. desde que sejam bons, claro.

    ResponderEliminar
  3. Que ideia genial!
    Dá para aproveitar restinhos de lã! :)

    ResponderEliminar
  4. Fantástico! Vou fazer umas bolinhas anti-bicharocos para pôr nas minhas lãs!

    ResponderEliminar
  5. Que ideia tao boa! es uma maravilha mulher. adoro te e estou xeia de saudades tuas!

    ResponderEliminar