25 de março de 2010

Spring Swap

My Spring Swap arrived! Came across the Atlantic and I loved it! This is what I received.
A crochet bag all lined, 2 fat quarters that I also liked a lot (one of them reminds me of the African fabrics) and the most funny note cards. This was made for me by the hands of my friend Cathy from the blog Knitting with Beer.
Thank you Cathy! I really loved everything and I hope we can stay in touch.
By the way I love cooking and of course we have very nice portuguese recipes. I'll choose some of my favorite to tell you about it.
My children are fine, all is well and Spring has finally arrived!
Now I will take my new bag for a walk ;)

19 de março de 2010

Workshops de Tricot em Lisboa

Amanhã Sábado dia 20 de Março de 2010

Na Dotquilts R. Coronel Pereira da Silva, 2B 1300-147 Lisboa Telefone: 21 362 71 73 dotquilts@gmail.com

Workshop de Iniciação ao Tricot

Das 10h às 14h

Workshop Tricot com Cor

Das 15h às 19h

18 de março de 2010

Spring Swap

praia de Santa Cruz, hoje.


My dear friend Cathy,
Just a few words to tell you my Surprise Swap is on it's way now! Flying through the Atlantic Ocean to reach it's destiny.
I hope you like it!
Love
Rosario

13 de março de 2010

Noro, Holst e Addi


Alemães e japoneses são uma combinação discutível... no entanto, eu estou a gostar.
Depois de alguns comentários daqui para ali, resolvi misturá-los para ver no que dá. Afinal são ambos novidade para mim.
As matérias primas vieram das perdições do momento (em termos de fios para tricotar), uma em Lisboa outra no Porto. Já começamos a poder tocar em algumas coisas que só viamos pela internet. Agora espero por outras coisas, Habu, Sundara (verdadeiras preciosidades), Lorna Lace, Malabrigo, Knit Picks... e mais, muito mais!
Muito obrigada Ponto e Vírgula! É bom ver que ainda há quem goste de ajudar.

12 de março de 2010

Fiar




Mais fotos e videos aqui.


Esta é a ovelha Flor. Mora na escola de um dos meus filhos. Tem a pónei Puca (que hoje estava doentinha) como companhia e algumas galinhas.

Há uns tempos comecei a olhar para ela com outros olhos...

Perguntei à educadora R (proprietária da escolinha) o que fazia ela à ovelha, se a tosquiava ou não e se sim o que fazia à lã da Flor. Ficou a pensar pois ainda não tinha colocado essa questão: a escola é nova e a ovelha inquilina recente. Pois... disse-me ela, mas porque pergunta? Eu respondi que se não tivesse o que fazer com a lã - e concerteza iria tosquiá-la pois coitada da bichinha ía ter calor no Verão... - podia dar-ma. E que vai fazer com ela, perguntou-me. Ora! Hei-de fia-la, disse-lhe eu.

...

Uns tempos depois soube de um workshop de fiação na Retrosaria dado pela Tita Costa, pessoa de quem já me tinham falado.

Pois lá fui e, apesar de não ter mostrado grande jeito para a coisa, gostei! Diga-se que fiar com fuso português não é das coisas mais fáceis que podemos fazer...

Gostei bastante desta aprendizagem, gostei da abordagem e adorei o modo como a Tita nos explicou as coisas, de facto tudo o que é transmitido com amor é apaixonante. É uma coisa que quero continuar a fazer.

É quase inexplicável o facto de algumas pessoas lutarem com tanta força contra a maré. Em Portugal já quase nem se tosquiam as ovelhas pois não compensa a despesa! O custo da tosquia mal cobre o valor que dão pela lã.

Como é possível que possamos comprar lãs provenientes da América do Sul que são depois fiadas e tingidas num qualquer país europeu e que chegam às nossas mãos a um preço que não é para qualquer bolsa e as nossas ovelhas fiquem por tosquiar? O que se passa connosco? Que lã se faz em Portugal?
...

Bom, mas o final da história é que fiquei então de tosquiar a ovelha! Agora, que o sol já começa a espreitar aproxima-se o momento de tratar do assunto! Vamos ver como corre ;)


notinha para a comadre: tentei apanhar os carrapatos... mas parece que nas fotos a bicha fica mai bonita e lavadinha :)

11 de março de 2010

A preparar o Workshop de Tricot IV - Trabalhar com Cor

Fico um pouco na dúvida quanto ao título deste workshop, para mim é trabalhar com cor com tudo o que isso possa envolver. Se passamos fios ou se os cruzamos depende de algumas coisas. Depois o modo como montamos as malhas pode e deve ser diferente, as costuras também podem ser outras... um mundo de possibilidades e aventuras. Se houver tempo, daremos uma volta pelo tricot circular e como é feito no Norte da Europa.


Este casaco tem cerca de 20 anos. Foi feito com lãs da Brancal na altura em que pouco mais havia em Lisboa, pelo menos ao meu alcance. Ainda está óptimo e, não fossem as cores, ainda o usava.


Workshop brevemente na Dotquilts em Lisboa.

8 de março de 2010

Equações Felizes

Quando se consegue juntar um grupo de pessoas de quem se gosta muito para aprender uma técnica apaixonante ensinada por uma pessoa especial... o resultado é mágico!

Foram assim os meus primeiros passos no Sashiko e no Patchwork Japonês.

Só posso mesmo agradecer a todas e em particular à Luisa Silva.

Mais fotos aqui , aqui e aqui. Eu levei máquina mas nem saiu do saco!

4 de março de 2010

Quase Primavera

Há já algum tempo que ando a guardar calças de ganga velhas. Não sabia bem o que ía fazer com elas mas agora já sei.
Para já estou a transformá-las em blocos, tutorial aqui, e devo avisar que faze-los é quase tão viciante como fazer hexágonos... depois... depois, é só esperar para ver :)

1 de março de 2010

Workshop de Tricot na Maçã Riscada

Quero agradecer às 8 participantes neste workshop que, apesar do alerta laranja e de todo o vento e chuva que se fizeram sentir neste Sábado de Inverno, se deslocaram à Maçã Riscada em Palmela para assim podermos passar uma tarde a fazer malha.
Muito obrigada a todas, para mim foi um prazer e um enorme gosto conhece-las a todas!
Foi pela mão da minha amiga Ana que conheci a loja da Patrícia e foi também com ela que neste Sábado, atravessei a Ponte, com algum vento é certo, mas valeu bem a pena!

E acreditam que havia aqui quem nunca tivesse mesmo experimentado tricotar?
O tricot é mesmo muito engraçado e apesar de todas tricotarmos "à portuguesa", fiquei a saber que algumas pessoas fazem malha com o novelo do lado direito! Nunca tinha visto.Todas as fotografias foram tiradas pela Ana Barata que acabou assim por nem ser fotografada!
Mais uma vez muito obrigada a todas e em especial à Patrícia pela simpatia e belo bolinho caseiro ;)