31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo

Já não vim a tempo de desejar Feliz Natal por isso fico-me pelo Feliz Ano Novo! 2009 foi sem dúvida um ano de mudanças; não que tenham sido mudanças radicais, não. Foram lentas e constantes, daquelas que ficam para sempre.
A todos os que por aqui vão passando desejo um excelente 2010 com aquilo que mais vos der jeito: a uns saúde, a outros dinheiro, a outros umas horas extra...

5 de dezembro de 2009

Como fazer botinhas para bébé em tricot

Este modelo muito simples, permite fazer umas botinhas com apenas 2 agulhas de tricot. É uma alternativa muito simpática às botinhas tricotadas em 5 agulhas que assustam tanta gente.
Esta receita base pode ser trabalhada de muitas formas: às riscas, com um desenho no topo do pé, com um pompom no calcanhar... tanta coisa!
O melhor de tudo é que são tão rápidas de tricotar que dá para fazer um par enquanto o bébé dorme a sesta da tarde!

Então é assim:
Eu usei um restinho de lã que aqui tinha. Um novelo de 50gr deve dar para fazer 2 ou 3 pares deste modelo. Usei agulhas 4,5mm porque a minha lã é grossinha. Podem usar qualquer lã e qualquer número de agulha. É só ajustarem ao tamanho que pretendem.
Montar 30 malhas
Carreira 1: (e todas as carreiras do avesso) tricotar em liga.
Carreira 2: 2 malhas em meia, 1 malha de aumento, 12 malhas em meia, 1 malha de aumento, 2 malhas em meia, 1 malha de aumento, 12 malhas em meia, 1 malha de aumento, 2 malhas em meia (ficamos com 34 malhas na agulha)
Carreira 4: 2 malhas em meia, 1 malha de aumento, 14 malhas em meia, 1 malha de aumento, 2 malhas em meia, 1 malha de aumento, 14 malhas em meia, 1 malha de aumento, 2 malhas em meia (ficamos com 38 malhas na agulha)
Carreira 6: 2 malhas em meia, 1 malha de aumento, 16 malhas em meia, 1 malha de aumento, 2 malhas em meia, 1 malha de aumento, 16 malhas em meia, 1 malha de aumento, 2 malhas em meia (ficamos com 42 malhas na agulha)
Carreiras 7, 9, 11 e 13: tricotar em liga
Carreiras 8, 10 e 12: tricotar em meia
Carreira 14: 14 malhas em meia, tricotar 2 malhas juntas em meia por 3 vezes, 2 malhas em meia, passar uma malha para a agulha direita sem tricotar, 1 malha em meia, passar a malha não tricotada por cima desta última que tricotamos, fazer isto 3 vezes, 14 malhas em meia (ficamos com 36 malhas na agulha)
Carreira 15: 21 malhas em liga, tricotar 2 malhas juntas em liga e virar o trabalho (como se fosse o final da carreira)
Carreira 16: 7 malhas em meia, passar 1 malha para a agulha direita sem tricotar, 1 malha em meia, passar a malha não tricotada por cima desta última que tricotamos e virar novamente o trabalho.
Carreira 17: 7 malhas em liga, tricotar 2 malhas juntas em liga e virar o trabalho.
Carreiras 18 e 19: repetir as carreiras 16 e 17
Carreira 20: 7 malhas em meia, passar uma malha para a agulha direita sem tricotar, 1 malha em meia, passar a malha não tricotada por cima desta última que tricotamos e virar o trabalho.
Carreira 21: 7 malhas em liga, tricotar 2 malhas juntas em liga, tricotar em liga até ao final da carreira.
Carreira 22: 17 malhas em meia, passar uma malha para a agulha direita sem tricotar, 1 malha em meia, passar a malha não tricotada por cima desta última que tricotamos, tricotar em meia até ao final da carreira. Devemos ter 28 malhas na agulha.
Carreiras: 23, 25, 27 e 29: tricotar em liga.
Carreiras 24, 26 e 28: tricotar em meia.
Carreira 30: rematar
Coser a botinha e está pronta! Agora é só tricotar o par e esperar que o bébé acorde.

4 de dezembro de 2009

Workshop de Tricot em Lisboa

É com muito prazer que irei fazer o segundo workshop de tricot na loja da Luísa Silva - Dotquilts em Lisboa.
No próximo Sábado dia 12 de Dezembro continuaremos a nossa aprendizagem de tricot. Iremos experimentar os vários tipos de aumentos, diminuições, laçadas e tudo aquilo que podemos fazer com estas técnicas.
Com este workshop já é possível tricotar um gorro, uma camisola com cós em picot, um xaile bordado e, para quem quiser avançar para o tricot circular, porque não experimentar umas botinhas para bébé? Aprendendo a técnica depois é só usá-la ao sabor da nossa imaginação e gosto!
O Natal está à porta, porque não tricotar uma prenda muito especial?
Inscrições / Informações:
R. Coronel Pereira da Silva, 2B
1300-147 Lisboa
Telefone: 21 362 71 73

3 de dezembro de 2009

Feira de Natal

Esta feira promete! Entre outras pessoas de grande talento vai ter a presença da Diane do blog Mama Xuxudi, pelo que é uma excelente oportunidade de vermos ao vivo todas as suas criações.
Eu vou!


2 de dezembro de 2009

Início de época...

Não é que me possa queixar.
Com 3 filhos, abrir a época das gripes e constipações ao dia 1 de Dezembro não me parece propriamente motivo para reclamações.
Tenho o comilão sem querer comer e a princesa da brincadeira a parecer a bela adormecida. Eu tento esgueirar-me por entre o meio de espirros, tosses e outras coisas que os acompanham... Não é fácil, pois quando se reparte a noite pelas camas de dois filhos doentes, o mais certo é mesmo acompanhá-los!
Melhor sorte (ou não, na perspectiva dela) teve a mais velha, ainda não lhe chegaram os achaques pelo que pode hoje ír a escola continuar a sua série de testes de final de período. "Não é justo!", diz ela. "Eles ficam em casa e eu tenho de ír, dá beijinho à mana, dá!"