29 de janeiro de 2009

Reconfortantes

Não era o que tinha previsto para o dia de hoje... mas acabei por ficar quase todo o dia na cozinha.






Primeiro o bolinho de amêndoa da Avó C (e de muitas outras), sai sempre bem.


Depois, e como a rapariga mais velha é alérgica ao ovo, resolvi fazer mais uma tentativa de "omeletes sem ovos", que é como quem diz, bolos sem ovos.


Um bocadinho desta receita mais um bocadinho daquela, tudo misturado com bicabornato de sódio e iogurte natural que, tenho lido em muitos sítios de gente muito entendida, substitui muito eficazmente os ovos... pois


Esta parte é sempre a pior :(

Tudo misturado, o outro sob controlo,


encher as tacinhas... e até estão com bom aspecto


tirar o bolo, pôr as forminhas...




Bom os que conseguiram saír intactos não ficaram feios, por seu lado, a consistência é a típica do bolo sem ovo, a querer lembrar o caramelo, pois pega-se um pouco aos dentes... o sabor... para a próxima junto-lhe um pouco de raspa de casca de laranja.
Agora ainda vão levar uma cobertura mas já não vai a tempo do blog. Tenho de desfazer-me das provas antes de ír buscar a criançada às escolas.


PS: fazer bolinhos com a máquina fotográfica sempre ao lado não é tarefa para aspirante a blogueira!

27 de janeiro de 2009

horta caseira


Ainda não mostrei os meus rabanetes... A plantinha está linda, vamos ver o fruto como fica. Os lá de fora estão cheios de bicho. Não percebo, tudo o que semeio se enche de bicho, é mosca branca, é minhoca...
Estes estão na sala e são tratados como bébés, de manhã numa janela, à tarde noutra, à noite quando se acende a lareira, vão para outro sítio.

wip


Já está quase pronto!

23 de janeiro de 2009

Ponto Inglês


Finalmente aprendi a fazer o ponto inglês ou, como dizem os ingleses, brioche stich. Depois de várias tentativas, aqui está o início de mais um cachecol.

Obrigada Rosário!

22 de janeiro de 2009

Carnaval I


É o segundo Carnaval que vamos passar na nossa nova casa.

Este ano a minha filha mais velha trouxe este recado da escola. Parece que a do meio também vai trazer um igual.

Calças?... Capa forrada?

21 de janeiro de 2009

Mudanças

No carro a caminho de casa perguntei à minha filha mais velha: - sabes quem é o Barack Obama? - Sei, disse ela. É o novo Presidente dos Estados Unidos. - É um presidente muito importante, disse-lhe eu. Ela perguntou: Porquê, porque é preto? Não percebo porquê...

20 de janeiro de 2009

Parabéns bébé



O meu bébé fez 2 anos no dia 14!
A receita deste bolinho foi retirada daqui e um bocadinho adaptada. Como não tenho a bimbi fiz do modo tradicional. Mas, em vez de juntar os ovos inteiros, bati as claras em castelo. Também lhe juntei raspa de casca de laranja, acho que fica sempre muito bem. Ficou muito bom. Da próxima tenho de o rechear também.